Banner created with MyBannerMaker.com

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Merenda escolar é aprovada por 97% dos estudantes


A evolução das espécies se apóia em novas maneiras de se obter energia das mais variadas fontes para assim melhor aproveitar as matérias-primas que a natureza oferece aos seres vivos. Seres mais eficazes na forma de obter energia, têm-se mostrado mais adaptados e seus descendentes impõe-se na pirâmide evolutiva. Basicamente, os nutrientes de origem alimentar são fornecidos pelos carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras) e proteínas que possuem função primordial a produção de energia a nível celular. Outros nutrientes fundamentais à vida são as vitaminas, os minerais e as fibras. A água corresponde ao elemento químico em maior quantidade nos seres vivos (cerca de 70% do peso total) e é o solvente dos demais compostos químicos celulares. É, portanto, indispensável na alimentação.
Luciene de Oliveira (Nutricionista) CRN10-1653P

Uma pesquisa realizada pelo setor de alimentação da Secretaria Municipal de Educação do município de Resende apontou que 97% dos estudantes aprovam a merenda escolar servida nas unidades da rede municipal de ensino. Segundo a nutricionista responsável pelo serviço, Fabiana de Azevedo, a pesquisa foi concluída no final de 2010 com alunos de 30 das 54 unidades de ensino, sendo 17 escolas do ensino fundamental, sete da educação infantil e seis creches. O número de unidades pesquisadas corresponde a 55% das unidades escolares do município. Nas creches 49,7% das crianças que responderam o questionário acharam a merenda ótima, 43,9% a consideraram boa e apenas 6,4% disseram que as refeições servidas são ruins. Já os alunos da educação infantil acharam a merenda ótima (61%), boa (38%) e ruim (somente 1%). No ensino fundamental o resultado apontado foi 56,4% ótima, 41% boa e 2,1% ruim. Na média total, os alunos entenderam a merenda servida como ótima (55,7%), boa (41,1%) e ruim (3,2%). Durante a realização do levantamento, os estudantes responderam à pergunta "O que você achou da merenda?", assinalando as seguintes opções: ótimo, bom ou ruim. O método de pesquisa adotado pela Secretaria Municipal de Educação é indicado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), além de ser o de mais fácil entendimento das crianças pequenas, já que o teste de aceitabilidade foi realizado também em creches e na educação infantil. Com as crianças do berçário, foi utilizada uma metodologia por meio da qual se mediu o índice de rejeição de alimento. Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, os resultados do levantamento mostram que a prefeitura está no caminho certo ao investir na merenda escolar como uma das prioridades do ensino público em Resende. Desde 2009, foram implementadas no cardápio da merenda mudanças voltadas a oferecer aos alunos uma alimentação mais saudável.
Segundo Soraia, ao mesmo tempo em que vem priorizando a melhoria das condições de funcionamento das escolas, a construção de novas unidades de ensino e de novas creches, a valorização dos profissionais de ensino e a qualidade dos serviços do transporte escolar, a prefeitura investe na merenda escolar, pois entende que uma alimentação saudável é fator preponderante para o bom aprendizado dos estudantes.
Um cardápio mais saudável
A nutricionista Fabiana de Azevedo contou que o xarope de groselha, o suco de fruta artificial e a bebida láctea artificial, por exemplo, foram substituídos pelo suco de polpa de frutas, o suco de fruta natural (para as creches) e o iogurte. Já o leite em caixinha (UHT) substituiu o leite em pó. Embutidos como salsicha foram excluídos do cardápio, assim como o biscoito waffer e docinhos individuais. Para sobremesa os alunos recebem frutas, gelatinas ou sucos de frutas. O uso da proteína texturizada de soja foi diminuído e o cardápio passou a ter mais carnes. Além disso, legumes e verduras que antes estavam no prato das crianças duas ou três vezes por semana passaram a fazer parte no cardápio diariamente. A merenda escolar de Resende é preparada pela empresa terceirizada Nutriplus e supervisionada pelo setor de alimentação da Secretaria Municipal de Educação, que realiza visitas periódicas às escolas para observar a qualidade da merenda preparada. Fiscalizam desde a higiene pessoal das merendeiras, a organização dos insumos, o prazo de validade dos produtos e a higiene da cozinha, entre outros itens. Lembramos que com o recurso repassado pelo FNDE não pode-se contratar serviços e mão de obra, o recurso é destinado apenas a compra de gêneros alimentícios.

Data: 17/01/2011 
Fonte.: Rebrae 

Ademir A. de Oliveira – Representante da Comissão Nacional do CAE - Membro do Conselho de Alimentação Escolar Canoas, Conselho do Idoso, 1º secretário da UAMCA – União das Associações de Moradores de Canoas
Thales Metas Assessoria e Consultoria
Desenvolvimento Organizacional, Cursos, Dinâmica de Grupo
Assessoria e Projetos a ONG, OSCIP, Associações

Nenhum comentário:

Postar um comentário