Banner created with MyBannerMaker.com

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bicicleta escolar é alternativa para chegar à sala de aula

Com certeza uma forma de aproxima milhões de crianças e adolescentes em idade escolar que deixam de frequentar a escola por não ter como deslocar para estas, e os motivos são vários, podemos citar um a falta de dinheiro  para o transporte, por vezes estas crianças e jovens estão fora da sala devido este fator, dentro desta ação os municípios poderiam adquirir as bicicletas e repassar as famílias para o transporte. Grande parte das crianças e dos adolescentes do País frequenta a escola., a quantidade de matrículas de estudantes com idade entre 4 e 17 anos aumenta a cada ano. No entanto, 3.630.000 crianças e adolescentes estão fora das escolas, e alem do questão transporte outra é a dificuldade de acesso a escola pela distancia. "A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O maior gargalo ainda está entre a população de 15 a 17 anos. Dos atuais 10,3 milhões de brasileiros nessa faixa etária, 85,2% se matricularam nos colégios do País em 2009. No entanto, 1.479.000 ainda estão fora da escola. A taxa de escolarização – comparação entre a população e os estudantes – cresceu pouco de 2008 para 2009: 1,1%.".
Ademir A. de Oliveira
Comissão CAE Nacional

ASCOM-FNDE (Brasília) – Chegar à escola ou ao ponto do ônibus escolar é um sacrifício para muitos alunos brasileiros. Boa parte deles precisa acordar ainda de madrugada e percorrer quilômetros a pé, já que muitos caminhos nas áreas rurais e até mesmo urbanas são intransitáveis para veículos automotores. Mas agora, estados, municípios e o Distrito Federal já podem alterar esse quadro e facilitar a vida de seus estudantes. Para isso, basta aderir ao registro de preços promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de bicicletas escolares de aros 20 e 26, por meio do programa Caminho da Escola.
“A bicicleta vai servir para estudantes que moram em localidades onde os veículos rodoviários não chegam, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas”, afirma o coordenador geral de transporte escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza. “Além disso, tem impacto zero sobre o meio ambiente e ainda vai ajudar os estudantes a terem uma atividade física saudável”. Segundo ele, a bicicleta escolar tem especificações que lhe garantem resistência maior que a das bicicletas comuns, como o quadro reforçado. Protótipos da bicicleta escolar já foram testados nas cinco regiões do país e receberam avaliações altamente positivas por parte dos alunos e de seus pais. Preços – Para participar do programa, o gestor local deve preencher um ofício seguindo o modelo publicado na Resolução nº 40/2010 do FNDE, assina-lo e enviá-lo à autarquia com a quantidade de bicicletas que pretende comprar. O prazo para entrega da mercadoria é de, no máximo, 90 dias a partir da assinatura do contrato. Os preços das bicicletas variam de acordo com a região do país.  Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Rondônia: aro 20 (R$ 256); aro 26 (R$ 257). Tocantins e Bahia: aro 20 (R$ 258); aro 26 (R$ 259). Maranhão: aro 20(R$ 252); aro 26 (R$ 253). Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte: aro 20 (R$ 254); aro 26 (R$ 255). Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe: aro 20 (R$ 255); aro 26 (R$ 256). Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: aro 20 (R$ 263); aro 26 (R$ 268). Minas, Espírito Santo, Rio e São Paulo: aro 20 (R$ 240,50); aro 26 (R$ 256,50).

Nenhum comentário:

Postar um comentário