Banner created with MyBannerMaker.com

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CAE Nacional e Ministerio da Pesca querem introdução do pescado na Merenda Escolar


Nova Ministra da Pesca quer peixe na merenda escolar       
A nova ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, pretende colocar mais peixes na merenda escolar, como forma de aumentar o consumo de pescado no Brasil, ainda pequeno se comparado ao tamanho da área oceânica e de rios do país. "É um desafio fazer o brasileiro consumir mais peixe. Vamos fazer campanhas de divulgação e colocar o pescado merenda escolar, porque aí vamos preparando as novas gerações. É um trabalho de convencimento e educação", disse a ministra.
A ministra comparou o consumo de pescado pelos brasileiros, de 9 kg por ano, enquanto na Espanha é de 35 kg. Segundo Ideli Salvatti, o ministério pretende equiparar a produção de pescado com a agricultura. "De todas as proteínas animais, o pescado é a proteína mais saudável. O Brasil pode ser um grande produtor de pescado, como é de carne bovina", disse. A ministra, no entanto, admitiu que a verba orçamentária para investir na aqüicultura ainda é pequena.
"É um ministério bíblico, de multiplicar os peixes. Vamos ter que fazer o milagre de fazer mais com menos", disse. Após tomar posse, Ideli disse que o trabalho será de continuidade e não anunciou novas medidas. "Será um trabalho de continuidade, o Plano Mais Pesca e Aqüicultura vai até 2011 e vamos cumprir o calendário. A presidente Dilma pediu para aumentar a industrialização e produção, sem deixar de lado a pesca artesanal", afirmou a nova ministra. 

CAE - A introdução do pescado na Merenda Escolar é de extrema importância na alimentação das crianças e adolescentes, nossos jovens estão ficando obesos por uma alimentação inadequada, um alto consumo de carnes vermelhas e outros alimentos industrializados que causam não somente obesidade, mas diabetes, pressão arterial alta entre outras patologias, temos aqui em Canoas uma colônia de pescadores é possível aquisição do pescado via o programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, com o devido controle sanitário acompanhamento da vigilância sanitária do município e controle efetivo das nutricionistas do município. O Conselho de Alimentação Escolar de Canoas esta trabalhando neste sentido, estamos preparando um relatório para apresentarmos a Secretaria de Educação do Município de Canoas neste sentido.

Ademir A. de Oliveira – Representante da Comissão Nacional do CAE
Membro do Conselho de Alimentação Escolar Canoas
Thales Metas Assessoria e Consultoria
Desenvolvimento Organizacional, Cursos, Dinâmica de Grupo
Assessoria e Projetos a ONG, OSCIP, Associações

Nenhum comentário:

Postar um comentário